sábado, 23 de março de 2013

quarta-feira, 20 de março de 2013

Mimo para Brenda.

Olá, Bom dia! Mais um trabalhinho, essa toalhinha
 faz jogo com uma toalha de banho já estou terminando,
 logo trarei para vocês verem! Até mais.





O gráfico  e monograma são de  blogs amigos espero que gostem!

terça-feira, 19 de março de 2013

Origens do Artesanato.



Você conhece as origens do artesanato? Pense em quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica ou descobriu a técnica de tecelagem. Tudo isso foi mais ou menos em 6000 a.C.
Em termos históricos, o artesão é responsável pela transformação da matéria prima em produto acabado, usando as próprias mãos. Em termos sociais, a partir do século XI, uma organização se criou, onde existia o mestre-artesão , dono de todo o conhecimento da técnica de uma lado, e do outro, seus aprendizes. Esse grupos, que trabalhavam em pequenos espaços, foram chamados de Oficinas.
O mestre oferecia roupas e comida e principalmente conhecimento, e os aprendizes, mão-de-obra barata. Assim criaram-se também as Corporações de Ofício, ou seja, organizações onde cada 
estre-artesão representava sua cidade ou região e assim podia proteger seus interesses socio-econômicos.
Veio a Revolução Industrial e durante essa época obviamente houve uma desvalorização dos trabalhos manuais em detrimento a mecanização , a produção em escala. Foi também um período de contestação, de um lado o capitalismo a todo vapor e de outro artistas e pensadores. Karl Marx por exemplo, acreditavam que artesão não podia perder sua posição e sua identificação com o produto. Logo depois foi criado o grupo “Artes e Oficios”, por William Morris.
Palha
Olaria
Cozinheira 
Marceneiro 
Jardineiro
Bordadeira
Costureira
Correeiro